terça-feira, 29 de dezembro de 2009
PARTICIPE DO ÚLTIMO BATISMO DA PARÓQUIA
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
VEJAS AS NOVIDADES DE NOSSAS PAGINAS.
ACOMPANHE OS HORÁRIOS DAS MISSAS NAS DIVERSAS COMUNIDADES ASSISTIDAS POR NOSSOS PADRES ATRAVÉS DO LINK: http://padresdepontadaserra.blogspot.com
VOCÊ PODERÁ LER AS PRINCIPAIS NOTICIAS DO NOSSO INFORMATIVO ATRAVÉS DO LINK: http://despertar-online.blogspot.com
sábado, 12 de dezembro de 2009
AMIGO VISITANTE!!!! PEDIMOS SUA OPINIÃO.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
DISCURSO DO PAPA
DISCURSO DO PAPA
Venerados Irmãos no Episcopado,
Dou as boas-vindas e saúdo a todos e cada um de vós, ao receber-vos colegialmente no quadro da vossa visita ad limina. Agradeço a Dom Murilo Krieger as expressões de devotada estima que me dirigiu em nome de todos vós e do povo confiado aos vossos cuidados pastorais nos Regionais Sul 3 e 4, expondo também os seus desafios e esperanças. Ouvindo estas coisas, sinto elevarem-se do meu coração ações de graças ao Senhor pelo dom da fé misericordiosamente concedido às vossas comunidades eclesiais e por elas zelosamente conservado e arduamente transmitido, em obediência ao mandato que Jesus nos deixou de levar a sua Boa Nova a toda a criatura, procurando impregnar de humanismo cristão a cultura atual.
Referindo-me à cultura, o pensamento dirige-se para dois lugares clássicos onde a mesma se forma e comunica – a universidade e a escola –, fixando a atenção principalmente nas comunidades acadêmicas que nasceram à sombra do humanismo cristão e nele se inspiram, honrando-se do nome «católicas». Ora «é precisamente na referência explícita e compartilhada de todos os membros da comunidade escolar – embora em graus diversos – à visão cristã que a escola é “católica”, já que nela os princípios evangélicos tornam-se normas educativas, motivações interiores e metas finais» (Congr. para a Educação Católica, Doc. A escola católica, n. 34). Possa ela, numa convicta sinergia com as famílias e com a comunidade eclesial, promover aquela unidade entre fé, cultura e vida que constitui a finalidade fundamental da educação cristã.
Entretanto também as escolas estatais, segundo diversas formas e modos, podem ser ajudadas na sua tarefa educativa pela presença de professores crentes – em primeiro lugar, mas não exclusivamente, os professores de religião católica – e de alunos formados cristãmente, assim como pela colaboração das famílias e pela própria comunidade cristã. Com efeito, uma sadia laicidade da escola não implica a negação da transcendência, nem uma mera neutralidade face àqueles requisitos e valores morais que se encontram na base de uma autêntica formação da pessoa, incluindo a educação religiosa.
A escola católica não pode ser pensada nem vive separada das outras instituições educativas. Está ao serviço da sociedade: desempenha uma função pública e um serviço de pública utilidade, não reservado apenas aos católicos, mas aberto a todos os que queiram usufruir de uma proposta educativa qualificada. O problema da sua paridade jurídica e econômica com a escola estatal só poderá ser corretamente impostado se partirmos do reconhecimento do papel primário das famílias e subsidiário das outras instituições educativas. Lê-se no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos do Homem: «Os pais têm direito de prioridade na escolha do gênero de educação a ser ministrada aos próprios filhos». O empenho plurissecular da escola católica situa-se nesta direção, impelido por uma força ainda mais radical, ou seja, a força que faz de Cristo o centro do processo educativo.
Este processo, que tem início nas escolas primária e secundária, realiza-se de modo mais alto e especializado nas universidades. A Igreja foi sempre solidária com a universidade e com a sua vocação de conduzir o homem aos mais altos níveis do conhecimento da verdade e do domínio do mundo em todos os seus aspectos. Apraz-me tributar aqui a mais viva gratidão eclesial às diversas congregações religiosas que entre vós fundaram e suportam renomadas universidades, lembrando-lhes, porém, que estas não são uma propriedade de quem as fundou ou de quem as freqüenta, mas expressão da Igreja e do seu patrimônio de fé.
Neste sentido, amados Irmãos, vale a pena lembrar que em agosto passado, completou 25 anos a Instrução Libertatis nuntius da Congregação da Doutrina da Fé, sobre alguns aspectos da teologia da libertação, nela sublinhando o perigo que comportava a assunção acrítica, feita por alguns teólogos de teses e metodologias provenientes do marxismo. As suas seqüelas mais ou menos visíveis feitas de rebelião, divisão, dissenso, ofensa, anarquia fazem-se sentir ainda, criando nas vossas comunidades diocesanas grande sofrimento e grave perda de forças vivas. Suplico a quantos de algum modo se sentiram atraídos, envolvidos e atingidos no seu íntimo por certos princípios enganadores da teologia da libertação, que se confrontem novamente com a referida Instrução, acolhendo a luz benigna que a mesma oferece de mão estendida; a todos recordo que «a regra suprema da fé [da Igreja] provém efetivamente da unidade que o Espírito estabeleceu entre a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja, numa reciprocidade tal que os três não podem subsistir de maneira independente» (João Paulo II, Enc. Fides et ratio, 55). Que, no âmbito dos entes e comunidades eclesiais, o perdão oferecido e acolhido em nome e por amor da Santíssima Trindade, que adoramos em nossos corações, ponha fim à tribulação da querida Igreja que peregrina nas Terras de Santa Cruz.
Venerados Irmãos no episcopado, na união a Cristo precede-nos e guia-nos a Virgem Maria, tão amada e venerada nas vossas dioceses e por todo o Brasil. Nela encontramos, pura e não deformada, a verdadeira essência da Igreja e assim, através dela, aprendemos a conhecer e a amar o mistério da Igreja que vive na história, sentimo-nos profundamente uma parte dela, tornamo-nos por nossa vez «almas eclesiais», aprendendo a resistir àquela «secularização interna» que ameaça a Igreja e os seus ensinamentos.
Enquanto peço ao Senhor que derrame a abundância da sua luz sobre todo o mundo brasileiro da escola, confio os seus protagonistas à proteção da Virgem Santíssima e concedo a vós, aos vossos sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos leigos empenhados, e a todos os fiéis das vossas dioceses paterna Bênção Apostólica.
FESTA DE SANTA LUZIA DE 03 A 13 DE DEZEMBRO NO DIST. BELA VISTA E NO SITIO ARAÇAS
FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUADALUPE DE 03 A 12 DE DEZEMBRO NO SÍTIO LAGOINHA
Pelos relatos, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Juan foi instruído por ela a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma, em um tecido supostamente de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente. Porém substâncias químicas usadas nas tintas foram identificadas e o tecido não é o ayate, mas uma mistura de cânhamo e linho[1], que resistem ao tempo.
Em ampliações da face de Nossa senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à Sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo. Porém, alguns acreditam que isto pode ser explicado pelo fenômeno da pareidolia. O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro.
FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE 28/11 A 08/12 NAS COMUNIDADES DE: SANTA FÉ E JENIPAPO
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. [2][3] Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho. [4]
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
MISSA DOS FIÉIS DEFUNTOS
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
FESTA DE SÃO JUDAS TADEU - MOBILIZA TODA A COMUNIDADE
você é nosso convidado, participe.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
FESTA DA MÃE RAINHA - COMUNIDADE ZABELÊ
Veja a programação completa na página: Padresdaparóquiadesãojosé
sábado, 17 de outubro de 2009
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - IPUEIRA DA PALHA
A programação diária será:
06:00 h - Terço da Divina Misericórdia;
12:00 h - Ofício
19:00 h - Novena
Participe e ajude a divulgar o Evangelho de Cristo.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SÍTIO BRÉA
A Comunidade do Sítio Bréa, dará inicio aos festejos de sua Padroeira, no próximo dia 03 de outubro.
Programação diária:
05:30 h - Oração da manhã
06:00 h - Caminhada com a imagem
18:00 h - Terço
19:00 h - Novena e Celebração
dia 03/10 - Grande Bingo
dia 10/10 - Leilão e Barracas com comidas tipicas.
Venha participar da VII Festa da Comunidade do Sítio Bréa
Contamos com sua presença.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
44 ANOS DE PADRE
Click Aqui - Recados Para Orkut
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
FESTA DE SÃO FRANCISCO
de 07 a 17 de setembro
Veja abaixo o Histórico de São Francisco
FESTA DE SÃO FRANCISCO

São Francisco das Chagas
Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182, filho de Pedro e Pica Bernadone, ricos comerciantes.
Os pais eram ricos, mas trabalhadores, mas Francisco não gostava de trabalhar, adorava "curtir" e gastar o dinheiro do pai. O pai queria que fosse um nobre. Com 24 anos, renunciou toda a riqueza para desposar a "senhora pobreza" devolveu tudo o que era de seu pai, saiu sem até a roupa do corpo.
No início de sua conversão viveu como eremita, ficava junto à natureza, cantando louvores a Deus, muitos o consideravam louco, pois conheciam sua vida antiga, e aquela mudança radical não era compreendida. Francisco nem se importava, queria mais Deus, sentir mais, sua vida foi mudando cada dia mais.
Na região onde Francisco vivia existiam diversas igrejinhas abandonadas e em ruínas. Certo dia estava rezando em uma dessas igrejas, que era dedicada a São Damião. Francisco rezava fervorosamente diante de um grande crucifixo, quando, tocado pela graça de Deus, ouviu uma voz que vinha da imagem de Cristo crucificado : "- Francisco, vai e restaura a minha casa. Vês que ela está em ruínas". Diante de tal ordem, ficou muito feliz e logo começou, sozinho a restaurar aquela igrejinha. Na sua imensa humildade não entendeu que Cristo o mandara restaurar a igreja católica, não aquela igrejinha, Jesus o chamava a ser santo, exemplo para muitos.
Parte em missão de paz e bem, seguindo na perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente, era feliz sendo pobre, quando via alguém mais pobre que ele, sentia-se pecador e não digno da graça de Deus. Dizia que a alegria perfeita existe quando o servo de Deus é humilhado e maltratado, pois assim imitando a Cristo, se desligaria das coisas do mundo e se uniria a Deus. Vivia sempre feliz e sorridente, passava fome e muita necessidade, faltava tudo, menos alegria e amor, foi assim que reuniu muitos irmãos que renunciaram suas vidas para seguir Jesus. Viviam todos da providência de Deus, não tinham posses, viviam a castidade e a obediência à igreja de Cristo.
Na última etapa de sua vida, recebeu no monte Alverne os estigmas de Cristo em 1224.
Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de santa Maria Maior, se encontra rodeado pelos seus filhos espirituais, e para eles e ao mundo recita o cântico das criaturas. "Altíssimo, onipotente e bom senhor, a ti, Altíssimo, são devidos, só a ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de pronunciar teu nome".
Morreu deitado e cantando, muito feliz por ter sido sempre fiel à sua esposa a "Senhora pobreza" em 3 de outubro de 1226, o Santo da alegria e do bom humor, tinha 44 anos quando encontrou alegremente a irmã morte".
"Francisco, o mundo tem saudades de ti !" Papa João Paulo II, em visita ao Monte Alverne, 1993.
1
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
MOMENTO FESTIVO
VEJA FOTOS DE PE. CICERO CABOCLO
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
COMUNIDADE GANHA DIÁCONO PERMANENTE
A Comunidade de Ponta da Serra, ganhou neste dia 04 de agosto um Diácono Permanente, trata-se do Dr. Francisco Dionísio Alves, que depois de vários anos de estudo recebeu das mãos do Senhor Bispo Diocesano a Ordem Diaconal, oportunidade esta celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, com a nova ordem o Dr. Dionisio poderá realizar a celebração do Batismo e do Casamento. Nossos Parabéns.
NOVOS ACÓLITOS DA PARÓQUIA
domingo, 26 de julho de 2009
ENCONTRO DE CATEQUESE 3
Na noite do dia 25, tivemos a Adoração ao Santíssimo, a cargo do Diácono Cicero Caboclo, foi um grande momento de oração.
na manhã do dia 26, contamos com a Palestra sobre Sacramentos, proferida por nosso pároco Mons. Bosco.
sábado, 25 de julho de 2009
ENCONTRO DE CATEQUESE 1
no primeiro momento contamos com a Paletra do Diácono Policarpo que falou sobre: Ano Catequético.
Dando continuidade o Dr. Salatiel e também primeiro vigário de nossa Paróquia, está abordando o tema: A Catequese de São Paulo.
No horário da tarde, contaremos com a presença de Socorro Brito, que realizará Oficina de Contação de História.
ENCONTRO DE CATEQUESE
quinta-feira, 14 de maio de 2009
quarta-feira, 13 de maio de 2009
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festa de Santo Antonio
Palmerinha dos Vilar - 2009
Com Santo Antonio, Queremos ser Discípulos de Jesus Cristo em Defesa da Paz e da Justiça
Paróquia de São José Operário – Diocese de Crato
=> Comunidade da Sede de Ponta da Serra, realiza neste dia 18 de maio caminhada em Homenagem a Santa Rita de Cássia, saindo do Loteamento de mesmo nome as 18:30 h. Venha participar você também é chamado!!
*Paróquia convoca algumas pessoas a participarem de uma reunião no próximo dia 17, logo após a Missa, para falarem sobre Liturgia, tendo como organizadores: Mons. João Bosco e o Diácono Cicero Caboclo.
* Terminou hoje em nossa Paróquia, os festejos a Nossa Senhora de Fátima, com celebrações presidida por Mons. João Bosco e com grande participação das comunidades.
* Terá ínicio neste dia 15, o I ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS, do ano de 2009, sendo que o mesmo acontecerá na fazenda: Guarany no município de Várzea Alegre - Ce.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
FESTAS DA PARÓQUIA
- As Comunidades de: Palmeirinha dos Brito e Brejinho I - Paróquia de São José Operário Ponta da Serra - Diocese de Crato - CE, estão comemorando os novenários de sua padroeira Nossa Senhora de Fátima neste mês de Maio.
Oração:Santíssima virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vos tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção que nela se comemeora, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça, que Vos pedimos nesta oração, se for paa maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Assim seja.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.v. Rainha do Santíssimo Rosário.v. Rogai por nós.
Ainda na nossa Paróquia neste mês de Maio está sendo celebrada a Festa de Jesus Misericordiodo, na localidades de: Sítio Altos e Sitio Baixa do Maracujá.
Participe você também dos festejos de seus padroeiros, seja um contribuinte do Plano de Deus, através do Dízimo.
domingo, 3 de maio de 2009
NOSSOS HORÁRIOS
No primeiro domingo do mês ( Missa das Crianças )
No 3º domingo do mês ( Missa do Dízimo )
PREPARAÇÃO DO BATISMO:
Todos os 3º sábado do mês, a partir das 13:30 horas no Salão Paroquial.